Maria e o Carmelo

Por quê o Carmelo é chamado a Ordem da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo?

Porque os primeiros Carmelitas que se estabeleceram no Monte Carmelo, voltaram-se espontaneamente para Maria, vendo nela a Mãe dedicada, a Irmã que compartilha a mesma vida, a Mestra de oração e de escuta da Palavra de Deus, “modelo e ideal de consagração, enfim, o protótipo do verdadeiro Carmelita.

O Carmelo é a Ordem de Maria.

E foi no Monte Carmelo que se construiu a primeira Capela à Ela dedicada. Maria é a Rainha e Formosura do Carmelo.

Vida Mariana

“As Carmelitas Descalças, chamadas a fazer parte da Ordem da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, pertencem a uma família consagrada especialmente a seu amor e culto, e tendem à perfeição evangélica em comunhão com a Santa Mãe de Deus. A presença de Maria entre suas filhas e irmãs impregna totalmente a vocação carmelitana, e confere uma marca mariana particular à comunhão fraterna, à abnegação evangélica e ao espírito apostólico. Cada irmã acolhe Maria como Mãe e Mestra espiritual, para ser configurada a Cristo e chegar, assim, aos vértices da santidade. Por meio da Profissão, as Irmãs unem-se à Virgem Maria de um modo particular; e, trazendo o Escapulário, manifestam a pertença à sua Ordem e compromisso de revestirem-se de suas virtudes.” (Const. 53 e 55).
Louvai a Deus, Irmãs minhas, cujo hábito indignamente trazemos…


Imitai-a e considerai qual deve ser a grandeza desta Senhora e o bem de a ter por Patrona.”
(Santa Teresa de Jesus)

“De Maria, o que direi?
É minha Mãe! (Santa Teresinha)

“Honrar Maria é para nós, Carmelitas, um ponto essencial.
Nós a amamos quando nos esforçamos por imitar suas virtudes.”
(São Rafael Kalinowski)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support