“Um mosteiro contemplativo constitui um dom para a Igreja particular a que pertence…representa a própria intimidade de uma Igreja, o coração onde o Espírito geme e intercede continuamente pelas necessidades da comunidade inteira…” (Vsp n°8)
A vida comtemplativa na Igreja
Os Institutos orientados totalmente à contemplação constituem um motivo de glória e uma fonte de graças celestes para a Igreja. Na solidão e no silêncio, mediante a escuta da Palavra de Deus, a realização do culto divino, a ascese pessoal, a oração, a mortificação e a comunhão do amor fraterno contribuem, com uma misteriosa fecundidade apostólica, para o crescimento do Povo de Deus. (VC. 8)
Ser Carmelita é um jeito fascinante de viver.
A vocação das Carmelitas Descalças é um dom do Espírito, que as convida a uma misteriosa união com Deus, Vivendo em amizade com Cristo e em intimidade com a Bem-aventurada Virgem Maria; a oração e a imolação fundem-se vivamente com um grande amor à Igreja. (Const. 10).
A vida de uma carmelita descalça
A vida diária de uma carmelita é muito simples e muito intensa como a vida de uma família. Toda a estrutura da vida gira em torno de um duplo eixo: oração e vida fraterna. Seguimos um horário que divide o nosso dia entre oração (litúrgica e pessoal), trabalho, momentos de encontros fraternos, momentos de solidão e descanso. Fazemos os trabalhos da casa e, trabalhamos para a manutenção do Mosteiro.
Um dia do Carmelo
- 4.40h – Despertar
- 5.00h – Oficio da Manhã – Laudes Matutina
- 5.30h – Oração Pessoal
- 6.50h – Oração de Tércia (Primeira Hora Média)
- 7.15h – Santa Missa em seguida o Café
- 8.20h – Leitura Espiritual
- 9.00h – Trabalho
- 10.55h – Oração de Sexta (Segunda Hora Média)
- 11.15h – Almoço
- 12.00h – Recreio
- 12.55h – Silencio (Descanso)
- 14.00h – Oração de Noa (Terceira Hora Média)
- 14.15h – Trabalho – Formação
- 16.55h – Oficio da Tarde – Vésperas
- 17.30h – Oração pessoal
- 18.30h – Jantar em seguida Recreio
- 20.00h – Oficio de Leituras
- Em seguida Completas (Oração da Noite)
- Tempo Livre
- 10.15h – Repouso